segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ambiguidade: relação entre significante e significado textual + vídeo


Ocorre a ambiguidade quando um mesmo significante textual está associado a significados textuais diferentes.

Por exemplo, uma propaganda da revista Quatro Rodas apresentava uma tabuleta disposta à frente de uma praia, com a seguinte frase: VENDEM-SE 8000 KM FRENTE PARA O MAR. Abaixo da tabuleta, via-se o Guia de Praias da revista.

Nesse caso, ao significado literal - de que se vendia uma enorme área litorânea - superpôs-se outro: de que se vendia um guia das praias de toda a costa brasileira (os 8.000 km).


O uso da ambiguidade é comum na publicidade para atrair a atenção dos consumidores. Enquanto o significado literal "fisga" o leitor, surpreendendo-o, o significado superposto (o conotativo) reveste-se de humor, o que também é atraente para o leitor.

Depreendemos esse significado conotativo pelo contexto textual: o texto verbal se insere num texto maior (seu contexto), formado por imagens, que apresentam o Guia de Praias. É o contexto,pois, que neutraliza a ambiguidade, imergindo o significado literal e trazendo à tona o significado conotativo.

O texto verbal é formado de unidades significativas menores, por exemplo, capítulos, que constituem os contextos de parágrafos, que constituem os contextos de períodos, que constituem os contextos de frases, que constituem os contextos de palavras.

Deve-se observar, ainda, que, por vezes, a ambiguidade não pode ser desfeita pelo contexto textual, tendo-se que considerar, então, o contexto sociocultural (as concepções de mundo vigentes na sociedade).

No vídeo abaixo, o professor explica de modo simples a ambiguidade no nível da frase:

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