segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Questões sobre a Revolução de 1924: recuperação de memórias silenciadas

Em exposição virtual, o Arquivo Público do Estado de São Paulo recupera a memória da Revolução de 1924, apresentando, entre outros documentos, processos criminais instaurados contra os rebeldes ao término da Revolução, cartas dos líderes, jornais e revistas da época.

Ainda são propostas 15 atividades a serem desenvolvidas no ensino fundamental e médio, com a oportunidade do uso de fontes históricas para estabelecer reflexões e debates sobre o tema.

De acordo com o Arquivo, esse conflito de 1924 foi silenciado:
 Esse tema não tem obtido destaque no ensino da História, tanto nas escolas de ensino fundamental e médio nem no ensino superior. O esquecimento e as versões unilaterais dos acontecimentos integram projetos políticos e fazem parte de contextos históricos específicos. Atualmente, há tentativas de apreender memórias que foram silenciadas e contribuir para a escrita de outras histórias. [...] No caso de 1924, o esquecimento também é consequência da ação de grupos preocupados em expressar a vitória das forças legalistas. 
 Para acessar a exposição e baixar os exercícios, clique em
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Em 1924/25 tivemos um exemplo do conceito que Machado de Assis popularizou entre nós a respeito dos vencedores, que ficam com as "batatas".

    Mas em 30 os derrotados de 24 venceram e preferiram contar a história de sua vitória e não a da derrota sofrida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia, estou comentando aqui porque talvez você goste de meu blog que trata justamente de vocabulário rebuscado utilizado em literatura, algo que está em desuso no nosso tempo. Espero que goste! Abraços,

    http://falebonito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.