sábado, 21 de agosto de 2010

Uso de pronomes, leitura, coerência e ambiguidade (questões)

Os exercícios sugeridos, enfatizando o uso dos pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos, têm como objetivo estimular a compreensão leitora em face dessa classe de palavras, visto que tal uso tem implicações semânticas e sintáticas de importância considerável na leitura eficiente e na produção de textos claros e coerentes.

  
Um dos gatilhos do TP [transtorno do pânico] é a alteração da acidez do sangue. Segundo a escala de "PH" (Potência de Hidrogênio), que vai de 0 a 14, o sangue  é 7.4. O 7 é neutro. Portanto, o sangue é levemente alcalino. O cigarro promove o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que irá aumentar a sua acidez e conseqüentemente funcionar como gatilho para o TP. A poluição também favorece isso, ocasionando, inclusive, a chuva ácida, muito comum em algumas regiões de São Paulo. A respiração torácica, rápida e curta, também contribui para essa alteração concentrando CO2 no sangue. Isso tudo, sem falar na diminuição do calibre das artérias pela ação da nicotina, o que poderá provocar hipertensão e  gangrena nos membros com risco de amputação, além do  grande risco de um enfisema pulmonar.  O cigarro é o terrorismo da pessoa sobre seu corpo.

(Fernando Mineiro, coordenador do GruPan - gold.br.inter.net/mineiro)

1 - Pode-se afirmar que no texto constata-se um posicionamento claro em relação ao uso do cigarro.
a) Que posição o autor defende?
b) Justifique sua resposta, transcrevendo um trecho do texto em que se evidencia tal posicionamento.                                                                                              

2 - a) O uso do indefinido em “um dos gatilhos do TP”, leva o leitor a entender que há outros “gatilhos”.  O texto menciona algum desses outros gatilhos?
b) O gatilho de que o texto trata, poderia disparar a partir de qual número inteiro (ignorando-se os números fracionários)?        

3 - a) Em “o que poderá provocar hipertensão e  gangrena nos membros”, o pronome relativo que tem como antecedente o demonstrativo o (equivalente a aquilo), que retoma qual trecho do texto?
 b) Escreva uma frase na qual o relativo que tenha como antecedente o substantivo nicotina.

4 - De acordo com o texto, a poluição também favorece o aumento da concentração de CO2. O uso de que pronome demonstrativo remete-nos a esse entendimento do texto?

5 - O uso de pronomes indefinidos generalizantes (como: tudo, nada, ninguém) requer atenção para evitar incoerência. Redija uma frase ou um período que possa exemplificar esse problema -  isto é, em que se constate incoerência em função do uso de um dos referidos pronomes.

6 - Reescreva as frases a seguir, de modo a desfazer a ambiguidade gerada pelo uso de relativos inadequados, substituindo-os por outros:
a) A gaveta do armário que quebrou estava com excesso de peso.
b) Esta é a casa que as paredes foram feitas com garrafas PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.