Os exercícios abaixo estão baseados na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, texto com características assemelhadas aos dos que circulam nas áreas legislativa e jurídica, como a lei, os estatutos, os regulamentos, entre outros. É recomendável que estas questões se destinem a alunos do ensino médio e superior.
Esse texto está disponível no seguinte link:
Declaração Universal dos Direitos Linguísticos
A situação de cada língua é o resultado da confluência e da interação de uma multiplicidade de fatores. Mais concretamente, a situação atual caracteriza-se por:
— A tendência da maioria dos Estados para reduzir a diversidade e favorecer atitudes contrárias à pluralidade cultural e ao pluralismo linguístico.
— O processo de globalização da economia e, consequentemente, do mercado da informação, da comunicação e da cultura, afetando as esferas de relação e as formas de interação que garantem a coesão interna de cada comunidade linguística.
— O modelo economicista de crescimento promovido pelos grupos econômicos transnacionais, que pretende
identificar a desregulação com o progresso e o individualismo competitivo com a liberdade, o que gera graves e crescentes desigualdades econômicas, sociais, culturais e linguísticas. As ameaças que atualmente recaem sobre as comunidades linguísticas, devido à ausência de autogoverno, a uma população reduzida ou parcial ou inteiramente dispersa, a uma economia precária, a uma língua não codificada, ou a um modelo cultural oposto ao predominante, levam a que muitas línguas não possam sobreviver e desenvolver-se se não forem tidos em conta os seguintes objetivos fundamentais: [...]
Por todas estas razões, esta Declaração toma como ponto de partida as comunidades linguísticas e não os Estados, e inscreve-se no quadro do reforço das instituições internacionais capazes de garantir um desenvolvimento duradouro e equitativo para toda a humanidade, e tem como finalidade favorecer um quadro de organização política da diversidade linguística baseado no respeito, na convivência e no benefício recíprocos.
(Trecho adaptado do “Preâmbulo” da Declaração)
1) Tendo em vista a organização do texto em três partes – introdução, desenvolvimento e conclusão – em qual desses segmentos se inclui o trecho acima? Justifique sua resposta.
2) Escolha uma parte da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e, com base nela, produza textos adequados a: a) um leitor infantil; b) um adolescente; c) alguém com pouca instrução escolar. (Identifique a parte escolhida; use ilustrações ou quadrinhos, se julgar conveniente.)
3) De acordo com o trecho acima, coloque V ou F, conforme as afirmações abaixo sejam VERDADEIRAS ou FALSAS.
( ) Os países procuram favorecer a diversidade linguística.
( ) No modelo economicista, o individualismo competitivo significa liberdade.
( ) As comunidades linguísticas de economia precária precisam modernizar-se para sobreviver.
( ) A Declaração tem em vista colaborar com os Estados de modelo cultural predominante.
( ) Partindo das comunidades linguísticas e não dos Estados, a Declaração visa a proteger direitos das minorias.
( ) A globalização representa uma ameaça ao modelo cultural oposto ao predominante.
( ) A pluralidade cultural e o pluralismo linguístico são contrários a um quadro baseado no respeito, na convivência e no benefício recíprocos.
( ) As línguas que não possuem escrita precisam ser codificadas para garantir seu desenvolvimento duradouro.
4) Corrija as afirmações falsas, justificando suas respostas com passagens do trecho da Declaração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.