sexta-feira, 23 de julho de 2010

Questões sobre Variação Linguística

Formulamos questões para o ensino médio ou superior, a partir de texto do gênero publicitário.

A AMAZONAS ESTÁ
Tem gente que usa cola de sapateiro, mas nunca sentiu o gosto de prego de ponta fina na boca, jamais bateu meia-sola num pé de ferro, nunca remendou um couro com agulha grossa e linha de cifra. Infelizmente, tem gente que usa cola de sapateiro não para ganhar a vida,
LANÇANDO UMA COLA
mas para perdê-la. Felizmente, isto agora vai mudar. O Grupo Amazonas está lançando a primeira cola de sapateiro que não dá barato: Adesivo Amazonas, sem um pingo de Tolueno.
A nova cola feita pela Quimicam, do Grupo Amazonas, é uma cola tão avançada que nem nos
DE SAPATEIRO QUE
Estados Unidos nem na Europa se faz igual. Ela significa menos drogas no meio da rua e mais gente saudável dentro das sapatarias, das indústrias de calçados e de artefatos de couro.
VAI FAZER ELA PERDER
O Grupo Amazonas se orgulha de ter feito uma cola que vai ajudar as empresas e a sociedade a darem um importante passo. Não adianta nós fabricarmos o melhor solado do Brasil se o país não andar bem das pernas.
MUITOS FREGUESES.

QUESTÃO 1 – No texto publicitário acima:

a) a expressão “linha de cifra” é um exemplo de variante linguística diastrática, ou seja, relacionada a determinado grupo social de falantes. Identifique outro exemplo desse tipo de variante e determine que grupo de falantes faz uso dessas expressões.

b) observa-se a produção do efeito de sentido de familiaridade, através do uso de determinadas expressões próprias da fala informal. Destaque uma ocorrência desse tipo e explique qual é a intenção do autor do texto em relação ao leitor, nesse caso.

c) a expressão gíria “dá barato” relaciona-se a que grupo de falantes? Transcreva um trecho do texto que justifique sua resposta.

d) a expressão “darem um importante passo” refere-se a pessoas que usam a cola de sapateiro para quê? Justifique sua resposta com elementos extraídos do texto.

e) o título “A Amazonas está lançando uma cola que vai fazer ela perder muitos fregueses” faz referência a pessoas que usam a cola de sapateiro para quê? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 2 – Reescreva o trecho a seguir, de acordo com o padrão culto formal (substitua os termos ou expressões coloquiais grifados, procedendo às adaptações gramaticais necessárias): “Infelizmente, tem gente que usa a cola de sapateiro não para ganhar a vida, mas para perdê-la. Felizmente isto agora vai mudar. O Grupo Amazonas está lançando a primeira cola de sapateiro que não dá barato: Adesivo Amazonas, sem um pingo de Tolueno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.