As questões se referem ao conto A força humana, de Rubem Fonseca. Esses exercícios foram formulados para alunos do ensino médio ou superior (recomendáveis para alunos de Educação Física) e visam a exercitar a compreensão leitora e a adequação ao léxico da norma culta formal.
O conto pode ser encontrado na obra do autor A coleira do cão ou na coletânea Os cem melhores contos brasileiros do século, organizada por Ítalo Moriconi.
Observar que cada questão objetiva pode conter mais de uma alternativa correta.
1 – No conto,
I - são mencionados dois halterofilistas famosos: Steve Reeves e Charles Atlas.
II - os nomes “de guerra” de Leninha são: Ana Lúcia, Tânia e Viviane.
III - são alunos da academia: Corcundinha, Donzela, Humberto.
IV - frequentam a academia os lutadores profissionais: Capitão Gay, Príncipe Barbudo, Testa de Aço.
a) Apenas a afirmação I é verdadeira.
b) Apenas a afirmação IV é falsa.
c) Apenas III é verdadeira.
d) I e III são verdadeiras.
e) II é falsa. f) II e III são verdadeiras.
2 – As seguintes passagens foram extraídas do conto:
I – “[Waterloo] riu de novo, um gorila perfeito”.
II – “teve nego aqui que ficou de boca aberta olhando para o seu peito pontudo [do Corcundinha]”.
III – “e ter mulher, não uma nega fedorenta, uma loura, muitas mulheres andando atrás de você”.
IV – “e chegaram os coroas cujo objetivo é queimar a banha da barriga, o que é muito difícil”.
Verifica-se um discurso racista
a) apenas em III.
b) em I e III.
c) em I, II e III.
d) em II e IV
e) em nenhuma das passagens.
f) em todas as passagens.
3 – Reescreva os trechos a seguir, substituindo as expressões gírias ou informais por expressões adequadas ao registro culto formal da língua.
a) “uma calça mal-ajambrada, rota no rabo, camisa branca de manga comprida suja e suava pra burro.”
b) “Esse cara é definição pura, pensei.”
c) “Pela cara dele vi que estava piçudo comigo.”
d) “os médicos não sabiam porra nenhuma, nem injeções nem massagens estavam dando jeito nele”
4 – Que relações se observam entre o título do conto e as características emocionais do narrador-protagonista. Considere os momentos nos quais ele usa sua força física e nos quais revela o que pensa e o que sente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.