sábado, 24 de julho de 2010

Questões sobre Gênero Textual (notícia jornalística)

Formulamos questões para o ensino médio ou superior, trabalhando o gênero textual notícia jornalística, tendo em vista a leitura de textos. (Mais abaixo, indicamos um link para trabalhar "jornal" no ensino fundamental e/ou médio.)

Marina diz que "pagou o pacto" por obra de usinas
Humberto Medina, da Folha Online, em Brasília - 24/08/2007 - 10h21
Falando a uma platéia de empresários do setor de infra-estrutura, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) fez um desabafo bem-humorado sobre o processo de licenciamento das hidrelétricas do rio Madeira. A ministra informou que houve
tentativa de constrangimento e que ela "pagou o pacto" para a liberação dos empreendimentos.
Ela aproveitou para lembrar que os atuais problemas da licitação nada têm a ver com questões ambientais.
"Às vezes as pessoas tentavam me criar constrangimento dizendo 'ministra, a senhora quer colocar os bagres em primeiro lugar, poxa, vida, ministra, é só um peixinho'", disse. A questão da migração dos grandes bagres (como a dourada) no rio Madeira foi um dos problemas do licenciamento ambiental. O Ibama liberou a construção das duas usinas (Santo Antonio e Jirau), mas com obrigação da construção de um canal para a passagem dos peixes.
"É claro que alguém tinha que pagar o pacto naquele momento. Conjunturalmente fui eu", disse Marina. Ela aproveitou para lembrar que, mesmo com o fim do impasse ambiental, o problema com as usinas continua. "Agora, nós estamos com outros problemas, como a questão da licitação, dos empreendedores. Mas graças a Deus essa não é minha esfera, eu já tenho problemas demais."
[...]
Na palestra, no entanto, a ministra não respondeu a uma das dúvidas em relação ao projeto que ainda dependem da área ambiental do governo: a definição da taxa de compensação ambiental. Essa taxa pode variar de 0,5% a 5% do valor do empreendimento, mas o governo prepara uma regra para tornar a definição do percentual mais transparente. "A definição sairá o mais rápido possível", disse ela.

1 - Explicite os seguintes elementos do texto:
a) autoria.
b) fonte.
c) título.
d) a quem é dirigido (prováveis leitores).

2 - Em que gênero discursivo o texto se enquadra?

3 - No trecho “o governo prepara uma regra para tornar a definição do percentual mais transparente”
a)há referência a que gênero textual?
b)a quem incumbirá, no caso, a autoria do texto mencionado?

3 - De acordo com o texto, a palestra da ministra dirigiu-se a que público-alvo? Destaque do texto um trecho que comprove esse fato.

4 - Redija um resumo bem sucinto do texto.

Link para baixar indicações sobre trabalho com o jornal no ensino fundamental e médio. Trata-se de proposta do governo de Minas Gerais. (Sugerimos que os trechos de jornal usados sejam substituídos por trechos de jornais atuais da região ou do estado dos alunos, com as devidas adaptações dos exercícios.) http://tinyurl.com/2f6ukw8

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