No exercício de produção textual a seguir, conjugam-se os gêneros literário e jornalístico, propondo uma reflexão acerca da ligação entre a criação artística e o relato de fatos prosaicos.
Texto 1: BUSINESS HEADLINES
As bolsas estão caindo, os aviões estão caindo, os lavadores de vidraça estão caindo. Uma borboleta bate asas em Seul e bibelôs despencam das cômodas em Osasco. Analistas e especuladores enchem os bolsos.
Mediteranées não têm vagas até 2003. Por qualquer cinquenta paus se arranja um Saint Laurent de deixar de herança. Na próxima segunda-feira, tudo indica, 1929 será uma piada. Henrique mal fez seu primeiro milhão de dólares e já está sendo colhido pela fúria desses elementos. É por isso que massacra seu cartão de crédito contra o pó da mesa enquanto corta custos.
Trecho de Fernando BONASSI. “15 Cenas de descobrimento de Brasis”. In: MORICONI, Italo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 604-9. (Escrito em 1999.)
Texto 2: Bovespa fecha em retração de 0,57% com pessimismo sobre economia global
Os investidores se renderam aos números desfavoráveis das economias americanas e européias, derrubando a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) em seu último pregão da semana. Um relativo otimismo sobre a reunião do G20 neste final de semana não foi suficiente para eclipsar a notícia de que as maiores economias da Europa caíram em recessão. Nos EUA, a queda histórica das venda de varejo desanimaram as compras. O câmbio cedeu para R$ 2,27. Na semana, a Bolsa brasileira recuou 2,4%.
(Folha Online,14/11/2008 - 18h30)
Comparando-se o texto 1 (texto literário) com o texto 2 (texto jornalístico), pode-se notar que eles têm certos traços semelhantes, embora correspondam a gêneros discursivos diferentes e tenham sido escritos em épocas diferentes. Em que medida a literatura e a realidade se aproximam neste caso? Redija um texto sucinto expondo seu ponto de vista sobre a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.