O resumo acadêmico a seguir é referente à comunicação oral que, juntamente com Nadirce de Barros Gregório (UNITAU), apresentamos no VIII Congresso Brasileiro de Marketing Político - Politicom 2009.
RESUMO: Esta abordagem, baseada na semiótica francesa e teorias afins, descreve e analisa as estratégias de enunciação de blogues de políticos no Brasil. Estudaram-se blogues atuais de senadores e de deputados federais de diferentes alinhamentos ideológicos, bem como os de prováveis candidatos à presidência do Brasil, procedendo ao levantamento dos principais mecanismos de argumentação evidenciados na enunciação das suas páginas publicadas na Web. Nesse sentido, verificou-se a utilização de recursos de texto e de imagem, a par da escolha desse gênero de texto (blogue) e da opção de autoria própria ou delegada (do político ou de seus apoiadores), tendo-se em vista determinar os efeitos de sentido produzidos em cada caso, consoante o público-alvo ou destinatários desse tipo de texto-discurso. Além disso, procurou-se estabelecer correlações entre as estratégias de marketing político evidenciadas nos blogues e determinados lugares comuns presentes na prática histórica da propaganda política brasileira.
Palavras-Chave: semiótica francesa; enunciação de blogues; marketing político.
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