Conheça o Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade de São Paulo. Esse órgão elaborou o projeto Educação Patrimonial na Casa de Dona Yayá, contando com visitas e atividades educacionais, e atuando junto a escolas da rede pública e privada, além de ONGs e demais grupos interessados.
O projeto destina-se especialmente a crianças da 1ª à 8ª série do ensino fundamental. As visitas são monitoradas e seguidas de atividades lúdico-educativas realizadas nos jardins da Casa de Dona Yayá.
Segundo os organizadores do projeto,
A realização desta atividade objetiva um reconhecimento do imóvel, de seus atributos, de sua excepcionalidade e de sua historicidade fazendo-o reconhecível como um bem cultural. Este processo pretende, ao dar a conhecer o edifício, qualificá-lo como patrimônio, inserindo-o na história e nas redes de valor cultural referidas ao cotidiano dos estudantes. Tratar a casa como um objeto cultural, tematizando a partir dela uma série de referências e valores simbólicos, é um dos objetivos desta atividade. A casa – vestígio material de várias histórias e situações culturais – deve a partir de sua recuperação como bem cultural resignificar práticas e representações sociais.
Clique no link a seguir, para mais informações:
www.usp.br/cpc/v1/html/wf15_educ_home.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.