segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
ISO 690 (2010) para Trabalhos Acadêmicos
A necessidade de padrões internacionais de engenharia, no período pós-guerra levou à criação, em 1947, de um novo organismo para facilitar a coordenação internacional e a unificação de padrões internacionais. Essa entidade foi denominada ISO, tendo publicado seu primeiro padrão em 1951.
ISO é um nome, e não a sigla, da Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) que está localizada em Genebra, na Suíça.
O nome ISO é derivado da palavra grega isos que significa igual e que serve de prefixo a muitas palavras como isonomia, isômero, isométrico, etc., já que o objetivo da organização é padronizar as normas internacionalmente.
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. Cada país membro da ISO é representado por uma das suas entidades normativas.
No caso do Brasil o representante é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), enquanto o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é o responsável pela fiscalização (credenciamento) dos organismos certificadores (Zacharias, 2001).
A elaboração das normas internacionais é normalmente confiada aos comitês técnicos da ISO. Cada membro interessado por um estudo tem o direito de fazer parte do comitê técnico criado para esse efeito. As organizações internacionais, governamentais e não governamentais, em coordenação com a ISO, também participam nos trabalhos de normalização.
Os projetos das normas internacionais adotadas são submetidos aos membros dos comitês para sua aprovação, antes da aceitação como normas internacionais pelo Conselho da ISO.
A norma internacional ISO 690 foi elaborada pelo Comitê Técnico de Informação e Documentação – ISO/TC46 – e um subcomitê SC9 de Apresentação, Identificação e Descrição de Documentos. A ISO 690 “Informação e documentação – referências bibliográficas” consta das seguintes partes: ISO 690: Documentação – Referências bibliográficas – Conteúdo, forma e estrutura; Parte 2: Documentos eletrônicos.
A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza um manual completo (83 páginas) com as normas e padrões da ISO em vigor. Para baixá-lo, clique em: Para baixá-lo, clique em: http://tinyurl.com/23pts3n
Postado por
@PersonalEscrito
às
21:56
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Palavras-chave:
download,
ISO 690,
referências bibliográficas,
referências eletrônicas,
TCC,
trabalhos acadêmicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.