Em seu texto, Cliança tloca o ele (r) pelo ele (l)?, publicado na da revista ComCiência (10/11/2009), Rodrigo Cunha, linguista e editor do periódico, discorre sobre os equívocos entre escrita e fala no imaginário das pessoas em geral, especialmente naqueles divulgados através de personagens de revistas, filmes e desenhos da TV dirigidos ao público infantil.
Cunha tece comentários acerca dos seguintes personagens: o patinho Ming-Ming (de desenho da TV Cultura de São Paulo, chamado Super Fofos), o Cebolinha (das histórias da Turma da Mônica, de Maurício de Souza) e o Hortelino (dos desenhos do Pernalonga e do Patolino).
A seguir, transcrevemos parte desse texto:
Aprendi a ler muito cedo e li bastante as histórias da Turma da Mônica. E sempre achei aquela fala do Cebolinha inverossímil [...] Talvez ele [o Cebolinha] se encaixe em um dos casos descritos pela Associação Brasileira de Dislexia: o disléxico sempre tem dificuldades com a ortografia, muitas vezes tem dificuldade para compreender textos escritos e às vezes tem dificuldade com a linguagem falada. Mesmo que o caso do Cebolinha seja de dislexia, acredito que a tal “troca”, na vida real, não se dê em todos os contextos de fala onde apareceria um “erre”.
O que quero dizer com tudo isso? Apenas que acho difícil alguma criança dizer que está “louca” para falar da rouquidão de sua voz – como o Cebolinha faria –, assim como acho difícil, na vida real, alguma criança dizer que está brincando com o “maltelo”. E o que Cebolinha e Hortelino ilustram é a visão (generalizada, por sinal) da escrita como representante única e correta da língua, diante da qual todo e qualquer “desvio” é considerado como erro.
Mas o que seria, na verdade, a real característica desses personagens é uma fala diferenciada, e fala é som, não é letra. Além de ilustrar o equívoco, Cebolinha, Hortelino e Ming-Ming, na minha visão, ajudam a disseminá-lo.
Leia o texto na íntegra, clicando em:
www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=3¬icia=578
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.