domingo, 13 de dezembro de 2009
Resenha de A Cozinha Futurista
A resenha a seguir foi publicada pela Editora Alameda, que acaba de lançar a tradução da obra de Marinetti para o português.
A Cozinha Futurista
Esta obra oferece aos leitores de língua portuguesa a oportunidade de entrar no espaço surpreendente da “cozinha futurista” e ali encontrar-se com os mais variados ingredientes que ligam a gastronomia com as artes, com a literatura, com a política e com a cultura. Nesse livro, o leitor interagirá com um século de manifestações e de movimentos intelectuais no Ocidente, como o “futurismo” de Marinetti, autor do livro, propondo mudanças relacionadas a inovações na linguagem, nas formas, no comportamento, além da presença dos textos do receituário futurista.
A cozinha futurista nos revela as contradições das propostas de Marinetti. Na análise de Maria Lúcia Mancinelli: as relações entre as ideias provocadoras do Futurismo e as circunstâncias culturais em que foram formuladas a partir do Manifesto do Futurismo. Maria Lúcia Mancinelli nos mostra que, embora Marinetti pretendesse divulgar pela Europa e América princípios de caráter universal, sua ambição principal era “a de transformar a cultura e a literatura italiana”. Marinetti achava que o homem italiano era “mole”, “preguiçoso” por causa do macarrão e propunha uma culinária vigorosa, sexual, forte – muitas vezes intragável.
O Modernismo brasileiro teve um espaço especial nesse minucioso estudo que busca mostrar as convergências e muitas divergências em relação ao Futurismo italiano. A influência de Marinetti sobre as literaturas modernas torna a publicação dessa obra uma contribuição valiosa para os estudos das vanguardas do início do século XX, e sua leitura é uma experiência prazerosa para o intelecto e para os sentidos. O livro oferece aos interessados em literatura, em cultura brasileira e italiana, em história contemporânea e história da gastronomia um trabalho de notável qualidade.
Sobre a tradutora: Maria Lucia Mancinelli é mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo. Atualmente mora em Londres, onde está preparando sua tese de doutorado em Filologia e Língua Portuguesa, também pela Universidade de São Paulo.
Autor: F.T. Marinetti e Fillía
Introdução, tradução e notas: Maria Lúcia Mancinelli
Edição: Alameda (11) 3012-2400
Preço: R$ 45 (283 páginas)
ISBN: 978-85-7939-014-2
Formato: 14x21 – brochura – polén – 0, 315 Kg
Site da editora: www.alamedaeditorial.com.br
Postado por
@PersonalEscrito
às
22:26
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Palavras-chave:
artes,
literatura,
resenha de livro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.