quarta-feira, 24 de junho de 2009

Coesão Textual e Leitura


O conceito de coesão textual está relacionado às interligações entre os elementos da superfície do texto através de recursos linguísticos, formando sequências orientadas para determinados sentidos.

Em seus estudos, Ingedore Koch considera duas modalidades amplas de coesão: a coesão por remissão e a coesão sequenciadora. A primeira diz respeito aos mecanismos linguísticos de reativação de referentes ou de sinalização textual. A segunda tem a ver com os expedientes que fazem o texto avançar, com a continuidade dos sentidos.

Os mecanismos de reativação de referentes são a anáfora e a catáfora, ou seja, recursos que retomam antecedentes linguísticos do texto (remissão para trás) ou que orientam para o que se enuncia a seguir (remissão para a frente), respectivamente.

A referenciação anafórica pode efetivar-se através de recursos gramaticais – pronomes pessoais de terceira pessoa, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos, interrogativos, numerais, advérbios pronominais (como: aqui, ali, lá) e artigos definidos –, através de recursos lexicais - sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, descrições definidas – , através de da reiteração de um mesmo grupo nominal ou parte dele ou, ainda, através da elipse.

Exemplos:

A criança puxava o rabo do gato. Sua mãe dizia-lhe que não fizesse aquilo. (O pronome possessivo retoma criança; o pronome pessoal também retoma esse substantivo; o demonstrativo retoma o predicado da oração do primeiro período puxava o rabo do gato.)

Um cliente possuía conta em três bancos. No primeiro, depositava quantias mais elevadas. o correntista aplicava as somas obtidas de negócios escusos que mantinha na cidade. (O numeral retoma bancos; o advérbio retoma no primeiro (banco); a descrição definida retoma cliente; o pronome relativo retoma negócios.)

É comum a referenciação por meio de “pistas” expostas na superfície do texto, ou seja, através da inferenciação. Nesse caso, conhecimentos que fazem parte de um mesmo esquema (frame ou script) são acionados do particular para o geral, de partes para o todo, de um indivíduo para uma espécie e vice-versa. Por exemplo:

A monocultura tende a esgotar a fertilidade do solo. Essas práticas ainda são usuais nos dias de hoje.

O banheiro era espaçoso. Os azulejos eram decorados com motivos florais.

A referenciação catafórica predominantemente se opera por meio de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros (tudo, nada, isso, isto, aquilo), ou, ainda, através de nomes genéricos. Com menor frequência, a catáfora ocorre com os outros tipos de pronomes, com numerais e advérbios pronominais. Exemplos:

Com a neblina, não se enxergava nada: pista, placas de sinalização, acostamento. (o pronome indefinido faz referência a todos os elementos citados a seguir.)

Ela era uma pessoa piedosa, a mãe de Júlio. Dela todos poderiam esperar uma coisa: solidariedade. (O pronome pessoal referencializa a mãe de Júlio; a generalização faz referência a solidariedade.)

A sinalização textual (a que Koch propõe chamar de “dêixis textual”) estabelece uma ordenação entre elementos textuais ou partes do texto, indicando a posição espacial ou temporal do enunciado que é referencializado. Por exemplo:

Leia, abaixo, um resumo do tema abordado no capítulo aterior.

A seguir, exporei as razões pelas quais venho reclamar dos serviços prestados.

Pode-se incluir entre os sinalizadores textuais que indicam posição anterior, remissões com função distributiva. Por exemplo: Os tons azulados e róseos são usados nas paredes externas e internas, respectivamente.

A progressão do texto pode se dar sem remissões ou recorrências; ou efetivar-se através da coesão sequenciadora cujos mecanismos dizem respeito a recorrências de ordem vária: de palavras ou expressões, de tempos verbais, de estruturas (paralelismo), de conteúdos semânticos (paráfrase), de elementos fonéticos ou prosódicos (aliteração, assonância, rima, similicadência ou paralelismo sonoro). Por exemplo:

a) Quando era criança, eu tinha um cachorrinho gordo e peludo. Esse cãozinho chama-se Bolinha. Seu nome correspondia à sua aparência. Rechonchudo, ele acabava por deslizar rolando, quando tentava correr.

b) Enquanto uns prosperam, outros retrocedem. Enquanto uns se modernizam, outros se tornam anacrônicos. Enquanto uns vicejam, outros fenecem.

A sequenciação textual realiza-se através de recursos como a seleção de campos lexicais, o inter-relacionamento entre dois ou mais campos em face da produção de certos efeitos de sentido, os variados tipos de articulação tema-rema e o encadeamento ou conexão.

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