terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Índios Tenharim e Jiahui sob ameaça de ataque e sem atenção do governo federal




Índios Tenharim e Jiahui sob ameaça de ataque e sem atenção do governo federal. A professora amazonense Gleice de Oliveira, em conexão pelo Facebook, conversou com uma liderança indígena Tenharim e uma liderança Jiahui. Gleice recebeu de Angelisson Japi'i Tenharin e de Nilcelio Jiahui denúncias de que eles se encontram sob ameaça constante e crescente de serem atacados na região - sul do Amazonas. 

Os indígenas relataram que souberam que 15 das pessoas que participaram de atos de vandalismo, na cidade de Humaitá, na noite de Natal teriam feito uma reunião na qual decidiram atacar os índios, inclusive com o uso de bombas. Na noite de Natal, os vândalos destruíram e queimaram equipamentos, veículos e barcos que prestavam serviços aos indígenas.

A notícia dessas ameaças chega às aldeias, deixando as comunidades em constante estado de tensão e intranquilidade. Por outro lado, os indígenas reclamam que o governo federal tem se negado a conversar com eles, a despeito de os indígenas terem buscado dialogar com as autoridades brasileiras.

Saliente-se, ainda, que os gêneros alimentícios básicos, enviados pelo governo federal aos indígenas por determinação judicial (após denúncia do Ministério Público), já começam a escassear. Os indígenas estão comendo apenas arroz e feijão, impossibilitados até de comprarem anzóis para pescar. 







Saiba mais informações sobre os povos indígenas Tenharim e Jiahui e sobre o conflito na região onde vivem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.