sábado, 4 de janeiro de 2014

Os índios Jiahui estão correndo sério risco de genocídio no Amazonas

Post de Nilcelio Jiahui no Facebook clamando por ajuda a seu povo


Os índios Jiahui estão correndo sério risco de genocídio no Amazonas. Em face da situação desesperadora em que se encontra o povo indígena Jiahui, o líder Nilcelio Jiahui enviou, ontem (3/1), o seguinte relato e solicitação ao Ministério Público de Manaus e à Funai

Até agora não foi tomada nenhuma providência, nem de equipe de saúde, nem de alimentação, nem de segurança para os Jiahui. Nós somos vizinhos dos Tenharim e estamos também sofrendo as ameaças por conta do pedágio. 

Até agora nem Funai e nem Sesai se manifestaram ainda. Mas pior é que, na liminar, a Justiça só decretou segurança para o povo Tenharim. Nós ficamos à mercê. Por ser a primeira aldeia com a porta de entrada na Transamazônica, não temos proteção nenhuma. Se alguém quiser fazer alguma coisa contra nós, faz.  Estamos sem segurança. Nem Força Nacional, nem Federal, nem Rodoviária Federal. 

Como vamos ficar? Só sei que as nossas mulheres, crianças e velhos ainda estão no mato e sem comer nada, e sem assistência de saúde. Tomara que não venha acontecer nada. Ontem mandamos um documento para o Ministério Público de Manaus e Funai, este e outro, pedindo a segurança para nós também. Na liminar, estão incluindo a proteção aos Tenharim. 

O que nós queremos são barreiras permanentes dos dois lados das duas reservas indígenas. Tanto a dos Tenharim como a dos Jiahui

De acordo com o portal Amazônia Real:

"Os jiahui vivem em um território de 47 hectares em uma reserva que faz limite com as terras dos índios tenharim. O povo de pouco mais de 100 pessoas vive na aldeia Ju´i, a apenas 100 metros da margem da BR-230 (Transamazônica), nas proximidades do rio Marmelos.

Nos anos 70, os índios jiahui quase foram dizimados durante a construção da Transamazônica. Naquela década, sua população de mil pessoas foi drasticamente reduzida devido às doenças levadas por trabalhadores da rodovia e migrantes vindos do sul do país."

Leia mais sobre a situação dos Jiahui nesta matéria de Amazônia Real.

No portal do Instituto Socioambiental (ISA), encontram-se as seguintes informações, entre outras, sobre os Jiahui:

"Os Jiahui são um povo de filiação lingüística Tupi-Guarani, subgrupo Kagwahiva, que vive na região do curso médio do Rio Madeira, ao sul do Estado do Amazonas. Circunstâncias históricas acarretaram a quase dissolução do grupo. Suas terras tradicionais foram ocupadas por fazendeiros e os Jiahui passaram a viver junto aos Tenharim ou nas cidades próximas. Em meio a conflitos, foi iniciado em 1998 o processo de retomada do território indígena, em que os Jiahui vêm buscando reorganizar-se de maneira a garantir sua sobrevivência física e cultural."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.