sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como foi a ditadura militar no Brasil - Documentário: O dia que durou 21 anos

Importante documentário que recupera a história do Brasil sob o Golpe Militar, O dia que durou 21 anos, com estreia em 4 de abril de 2011, pela TV Brasil, traz a memória do Golpe de 64. Trata-se de coprodução da TV Brasil com a Pequi Filmes, sob direção de Camilo Tavares, com roteiro e entrevistas do jornalista Flávio Tavares e seu filho, Camilo Tavares, que dirigiu o filme:

"apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares."

Assista ao documentário que foi ao ar nos dias 4, 5 e 6 de abril, pela TV Brasil:



Leia texto da TV Brasil com apresentação detalhada do conteúdo de cada episódio do documentário.

Assista também a este documentário 15 Filhos, com depoimentos de filhos de militantes presos, mortos ou desaparecidos durante a ditadura militar no Brasil, incluindo as diretoras do curta-metragem, Maria Oliveira e Marta Nehring. Trata-se de produção independente, com a duração de 18min40.

Fonte: TAL - Televisión América Latina - Visite este interessante portal.

      

Assista ainda a este importante documentário sobre a Guerrilha do Araguaia:


Leia textos atuais sobre o tema:
Celso Lungaretti: Marinha ordenou execuções no Araguaia
Osvaldão: o comandante negro do Araguaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.