segunda-feira, 29 de março de 2010

Antítese e paradoxo - figuras de linguagem


O que significa paradoxo ou oxímoro e o que significa antítese? Qual a diferença entre antítese e paradoxo? Tanto a antítese quanto o paradoxo expressam relações de contraste. O que diferencia essas figuras de linguagem é o ponto de vista sob o qual essas relações são estabelecidas, como mostraremos através de exemplos.
PARADOXO
O poema Autopsicografia, de Fernando Pessoa, é um texto que serve para ilustrar de modo claro o que é paradoxo ou oxímoro:
O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda*
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração
*[trilhos de trenzinhos de brinquedo]
Na primeira estrofe, ocorre uma contradição aparente em “chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente”. Como alguém pode fingir que sente aquilo que sente de fato?
Essa contradição se desfaz através da interpretação do poema, pela qual se percebe que o sentimento de dor está sendo considerado de duas perspectivas diferentes, ao mesmo tempo:
· a dor que o poeta sente na realidade
· a dor que o poeta cria no universo da poesia
Devemos lembrar que um texto não é uma cópia exata do “real”. No texto se cria uma realidade paralela ao mundo real. Assim, a expressão textual da dor, esse “fingir que é dor” não é exatamente “a dor que deveras sente”, a dor do ser humano. Daí, na segunda estrofe, o poeta dizer que os leitores não sentem “as duas [dores] que ele teve” / Mas só a que eles não têm”, isto é, a dor que o poeta criou no plano da poesia.
O paradoxo é, assim, o constraste que se estabelece através de dois pontos de vista simultâneos. Esse contraste serve para destacar aspectos opostos que participam de uma mesma situação complexa.
ANTÍTESE
Na relação antitética, os elementos contrastantes não são simultâneos ou são vistos de um mesmo ângulo:
A dor que ontem senti, transformou-se hoje em contentamento.
Observamos, nesse exemplo, que os elementos opostos, “dor” e “contentamento”, não ocorrem ao mesmo tempo (como no paradoxo), mas referem-se a passado e presente.
Seu vestido branco destacava-se entre os trajes negros das outras mulheres.
Nesse outro exemplo, o contraste entre claro e escuro está relacionado a elementos diferentes, observados de um mesmo ponto de vista.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. valei ai esse exemplo me ajudou muito a fazer um trabalho.Mas so faltou a descricao dessas duas figuras de linguagem.

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.