segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Resumo de artigo acadêmico - O discurso da caipirização como estratégia de marketing turístico na mídia eletrônica


A XII Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2009), tendo como tema a Cultura Caipira, aconteceu em Taubaté, cidade do estado de São Paulo, entre os dias 11 e 13 de novembro. Esse evento foi realizado através de parceria entre o SESC, o Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté (UNITAU), a Cátedra Unesco e a Rede Folkcom de Pesquisadores.

Segundo Luiz Beltrão, a folkcomunicação é o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, idéias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

Juntamente com Nanci Aparecida de Almeida, apresentamos no Folkcom 2009 o trabalho abaixo resumido e que pode ser lido na íntegra no seguinte link:

www2.metodista.br//unesco/1_Folkcom%202009/arquivos/Trabalhos/22-Folkcom%202009%20-%20O%20discurso%20da%20caipirização%20como%20estratég_.pdf

RESUMO
O caipira e sua cultura não raro têm sido alvo de discriminação nos discursos correntes em nossa sociedade. Apesar disso, pode-se constatar que, de um período recente para os dias atuais, as imagens relacionadas ao caipira passaram a receber apreciação positiva, associada a certo modismo de características retrospectivas (visão que denominaremos neorromântica ou “retrô“), de recuperação de raízes “genuínas” e autóctones, em face da globalização. Desse modo, o aproveitamento do tema da caipirização tem-se forjado como uma nova proposta, cujo foco é o consumo do “produto da roça” - em que se inclui o turismo interiorano. Trata-se de um discurso que vem se instituindo como um discurso de verdade, o que equivale a dizer que está surgindo um novo conceito acerca daquele caipira que foi personificado na figura do Jeca Tatu criado por Monteiro Lobato no livro Urupês. O caipira do discurso da atualidade parece descender mais imediatamente do Jeca que usou Biotônico Fontoura. Tendo em vista o fato de que os usuários dos variados serviços relacionados ao lazer (turismo), via de regra, efetivam consultas por meio da mídia eletrônica, este estudo procura, justamente em tal fonte, dados que possam comprovar que esteja ocorrendo a referida nova estereotipação do caipira, enquanto fator de agregação de valor a bens de consumo, e como ela fica a serviço de um regime de verdade. Para tanto, a metodologia empregada envolve as contribuições das teorias da Análise do Discurso (de linha francesa), das Tecnologias da Informação e Comunicação, além dos contributos das Ciências Sociais e estudos afins. O corpus da pesquisa compreende diversas páginas-guia da web. Os resultados da análise empreendida mostram, por meio dos dados obtidos nas páginas-guia, o discurso da caipirização como estratégia de venda/consumo dos serviços relacionados ao ramo turístico. Conclui-se que a caipirização, na medida em que investe o universo caipira de uma aura de sedução, nessa medida idealiza um sujeito com marcas de identidade e de costumes adequadas ao consumo urbano, instituindo, em certos casos, um arremedo do mundo rural ou até mesmo um verdadeiro folclore “macarrônico”.

Palavras-Chave: Análise do Discurso; caipirização; marketing turístico; mídia eletrônica; folkcomunicação.

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