terça-feira, 25 de agosto de 2009

Língua, discurso e texto: distinções

A língua é um sistema abstrato que só existe, como um todo, na mente da sociedade que dela se serve. Nenhum membro dessa sociedade, isoladamente considerado, tem o domínio completo da língua ou pode modificá-la sem o consentimento do grupo social. Esse sistema governa tudo o que é possível dizer – seja porque já foi dito e aceito um dia, seja porque possa vir a ser aceito algum dia.

Por exemplo, costurar e descosturar, casar e descasar foram ditos e aceitos. Já desmorar (deixar de morar) pode vir a ser dito e aceito, pois é uma virtualidade (possibilidade) da língua portuguesa.

Nesse sistema abstrato, incluem-se entidades, também abstratas, chamadas discursos. Os diferentes discursos correspondem às diferenciadas concepções de mundo que os diversos grupos sociais possuem. Cada tipo de discurso deixa suas marcas sociais naquilo que é dito e determina a concepção de mundo que é adotada.

Por exemplo, se alguém diz “A mulher é inferior ao homem”, produz um discurso de acordo com o pensamento de um grupo da sociedade: o dos machistas.

Os discursos materializam-se através dos textos (orais ou escritos). O texto é um elemento concreto da língua, produzido por um dos indivíduos do grupo social. Cada texto traz as marcas do estilo individual de quem o produziu e as marcas sociais do discurso ao qual está ligado.

Por exemplo, consideremos que as quatro frases a seguir sintetizem quatro textos diferentes:

1) Os brancos têm índole boa, e os negros têm índole má.
2) Este é um negro de alma branca.
3) Você é preto, mas é legal, cara.
4) No cômputo do valor, não se inclui a cor.

Podemos distribuí-los entre quatro estilos diferentes:
- elaborado, formal: (1)
- frase-feita: (2)
- gírio: (3)
- elaborado, poético: (4)

Já quanto às concepções que veiculam, os textos se ligam a dois discursos opostos:
- racista: (1),(2) e (3)
- antirracista: (4)

Resumindo:

A língua é um sistema abstrato e social, abrigando diferentes discursos de grupos sociais. Os discursos se materializam através dos textos produzidos pelos indivíduos da comunidade lingüística.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.