quinta-feira, 27 de março de 2014

Apoio aos estudantes, técnicos professores que defenderam a UFSC



Apoio aos estudantes, técnicos professores que defenderam a UFSC. Susan Aparecida de Oliveira, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assim se expressou, no Facebook, em apoio aos que enfrentaram a truculência policial no incidente do último 25 de março [ver nota de repúdio da UFSC e entrevista com a reitora ]:

Minha solidariedade aos estudantes, técnicos professores que assumiram bravamente a defesa da Universidade contra a ação policial truculenta de terça-feira. 

Digo isso porque se engana quem pensa que o que estava em jogo era somente a defesa dos alunos detidos por porte de uns cigarros de maconha. Detenções que, aliás, também não justificam o tipo de ação feita e menos ainda a alegação de "combate ao tráfico". Esse certamente foi um factoide a ser explorado pela direita conservadora e intransigente da UFSC, um bode expiatório para legitimar outras violências iguais e disseminar a ideia de que gestões democráticas são um problema para a comunidade universitária. 

Nas várias entrevistas que deu ontem, a desqualificação da reitora Roselane pelo delegado Paulo Cassiano Jr da PF - que comandou a ação no campus - foi construída por declarações desrespeitosas, pejorativas, machistas e intimidadoras. 

Não foi diferente com os colegas Paulo Pinheiro Machado e Sonia Maluf, diretor e vice-diretora do CFH. Sonia, além de ouvir barbaridades e menções à ditadura militar, teve documentos apreendidos e não devolvidos ainda. O Paulo, todos viram as fotos de sua tentativa de negociar, a agressão brutal que sofreu e que foi relatada por ele no FB. 

Outros professores e alunos também foram intimidados verbalmente e agredidos fisicamente. Como Paulo e Sonia, os atuais diretores do CFH, a reitora Roselane é também professora desse Centro e sua ex-diretora. O CFH, diferentemente dos outros Centros de ensino, tem uma forte cultura de debate, liberdade e democracia, e sabemos que é onde está o maior potencial de luta e resistência antifascista dentro da UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.