quinta-feira, 2 de junho de 2011

Protesto em Vitória acaba com repressão da polícia - vídeo

Estudantes que protestavam contra o aumento das passagens de ônibus em Vitória ES, confrontaram-se com o BME da PM que reprimiu com truculência o fechamento da av. Getúlio Vargas (centro), lançando bombas de gás-pimenta e balas de borracha. Os estudantes revidaram atirando pedras nos policiais



O verdadeiro comunicado do Governo do Espírio Santo from Sou estudante sim on Vimeo.

Os protestos continuaram em outros locais. Veja imagens dos protestos à noite, também com forte repressão da polícia, que chega a espancar jovens:



Textos sobre o ocorrido:
Protestos contra aumento das tarifas de ônibus e repressão em Vitória
Veja também o primeiro comentário a este post feito por estudante de Vitória que participou do protesto e que expõe a versão dos fatos do ponto dos que protestaram.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Boa tarde, estamos aqui para corrigir sua materia sobre o P
    rotesto a favor do passe livre e da diminuição da tarifa... Bom começando, o protesto que começou a mais ou menos 6 meses, porem não houve retorno do governo para um possivel dialogo. Decidimos, (todos os estudantes) que fariamos um novo protesto, porem diferente, desta vez parariamos a grande Vitória, a fim de podermos ter uma chance de esclarecer e resolver os problemas de nosso transporte coletivo com o SR. CASAGRANDE. Todos os estudantes entraram em acordo de que não haveria lideres muito menos intermediadores governamentais ou estudantis desta vez...Para que ninguem fosse culpado ou responsabilizado por nossos atos, que foram coletivos!
    Nesta quinta-feira dia 2, cumprimos com nosso objetivo, (que era publico e foi divulgado), Fechamos uma das avenidas em frente ao Palacio Anchieta, os estudantes esperaram para que CASAGRANDE desse as caras, mas infelizmente ele estava em Brasilia, conversamos com ele, e ele disse que mandaria seu VICE... O BME ja estava no local dez das 8:00h porem sem interferir, e aguardando ordens do CASAGRANDE.
    O protesto era pacifico e estava de acordo com a constituição!
    As 10:00h, O VICE DE CASAGRANDE e os PROTESTANTES que não eram apenas da ufes e estudantes, mas tambem havia pessoas da população e usuarios do transporte fizeram um acordo, nós protestantes abririamos uma das avenidas, já que neste (horario haviamos interrompido as duas avenidas) para que o VICE governador pudesse chegar ao Palacio Fonte Grande, aonde averia uma possivel negociação com os protestantes as 11:30.
    O horario não foi cumprido pelo vice governador, e esperamos mais 40 minutos, 12:10 ainda com uma das avenidas interditadas, ele disse que demoraria e só chegaria as 13:30, e que deveriamos escolher 10 pessoas comuns para negociar com ele! ( NAO HAVIAM LIDERES)
    As 13:10h enquanto as 10 pessoas seguiam para o palacio da fonte grande o governador CASAGRANDE deu ordem para que o BME tirasse os protestantes do local a força. Houve um pequeno dialogo entre um manifestante e um dos policiais, aonde o estudante disse que o protesto era pacifico e protegido por lei, que ele nao deveria atacar, porem o policial disse que as ordens vinham do GOvernador para que ele acabasse com a "baderna" custasse o que fosse! (Palavras do policial)
    As dez pessoas que estavam a caminho do palacio fonte grande, nao conseguiram chegar pela violencia dos policiais, e as pessoas que estavam em frente ao palacio anchieta se sentaram ao chão e levantaram as mãos com a frase: "POLICIA PRA LADÃO, PRA ESTUDANTE NAO".
    Um protesto pacifico se tornou uma guerra civil, por parte do BME, que usou bombas de efeito moral, gases de pimente e balas de borracha. Muitos estudantes se feriram e correram, alguns que foram atingidos e atordoados, para se proteger, se muniu de pedras e atacou os policiais.
    Toda a população correu para se proteger dentro do palacio anchieta, que estava fechado, os policiais nao exitaram e atacarm o palacio com bombas de efeito moral e balas de borracha, quebrando os vidros e telhados do palacio, estutandes nao conseguem jogar pedras do telhado nao é? Poucas pessoas da população revoltadas com a situação, começou tambem a jogar pedras no palacio, porem reforço o que digo, a policia atacou o palacio anchieta, os protestantes chegaram a pegar as bombas de efeito moral jogadas no palacio para servirem como prova de que foram eles que começaram a quebrar os vidros, entretanto, os policiais viram e pegaram os protestantes que estavam pegando as balas e bombas jogadas no chão e os atacaram e bateram, tirando de suas mãos todas as provas!
    Com o ataque o protesto tomou rumos inesperados e proporções enormes!
    Aonde esta essa democracia que consta em nossa Constituição heim CASAGRANDE???... por que pra nós, sua atitude foi de uma ditadura militar!
    Aonde esta o direito do povo da grande Vitória, aonde esta o direito do povo de Aracruz?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de assinalar que este blog publicou vídeo sobre a repressão policial a estudantes de Vitória, ocorrida em janeiro de 2001, juntamente com repressão a estudantes de Florianópolis, conforme pode ser comprovado neste link: http://personalescritor.blogspot.com/2011/02/policia-e-pra-ladrao-pra-estudante-nao.html

    Destacamos, ainda, que não concordamos que, num Estado de real democracia, possa ocorrer trato truculento da polícia contra os cidadãos, que devem ter livre direito a protestar por seus interesses legítimos.

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.