A guerra que você não vê (The war you don't see), de John Pilger, é um documentário sobre a influência da mídia nas guerras. Mostra como determinados signos são apropriados pelos dominadores para impor o discurso da guerra, do patriotismo pela guerra, da salvação dos povos através da guerra e da intervenção.
Esse documentário aponta para a responsabilidade do jornalismo “de guerra” e da manipulação empreendida por fontes oficiais do poder. Recupera a história das reportagens independentes aniquiladas junto ao genocídio praticado durante a Primeira Guerra Mundial, com a destruição de Hiroshima, passando pela invasão do Vietnã, Guerra do Afeganistão, até a carnificina e o grande desastre que representou a Guerra no Iraque.
Com a sofisticação das armas e das tecnologias da propaganda, o discurso da guerra encontra campo fértil na chamada "guerra digital e/ou eletrônica". Nesta, os jornalistas desempenham um papel fundamental, enquanto que os civis continuam a ser as vítimas. A propósito, o documentário apresenta entrevista feita a Julian Assange, fundador e editor-chefe do WikiLeaks .
Apresentamos o longo documentário, com legendas em português:
Parabéns querida amiga,vc mostrou o que o PIG faz malabarismo para esconder!!! tamo juntos...@turqui5
ResponderExcluirAgradeço a você, meu amigo Munir, @turquim5 no Twitter. Mas, principalmente, devemos agradecer ao Rodrigo Tomé, @TomeRodrigo, que nos informou da existência do vídeo no Youtube.
ResponderExcluir