segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O que cai na prova do Enade – Tecnologia em Gestão Hospitalar


O componente específico da prova do Enade para Tecnologia em Gestão Hospitalar, conforme o art. 7º da Portaria Inep 229, de 13 de julho de 2010, baseia-se nos itens abaixo. Serão 30 (trinta) questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Planejamento, organização e gestão de processos: cenários e ambiente de negócios em saúde, mudança organizacional, modelo de gestão de organizações de saúde, indicadores de eficiência, eficácia e efetividade da gestão, gestão de pessoas, de recursos financeiros, físicos e materiais, visão sistêmica em saúde.


Organização e controle de processos de compras, custos, áreas de apoio e logística: custos em saúde, orçamento, logística em saúde, controle de estoques, hotelaria hospitalar, serviço de nutrição e dietética, dispensário de medicamentos (farmácia) e noções básicas de contabilidade aplicada á gestão.

Supervisão de contratos e convênios: gestão de contratos, compras e desenvolvimento de fornecedores, técnicas de negociação.

Gerenciamento da qualidade da prestação de serviços de saúde: ambiente hospitalar, certificações dos serviços de saúde, indicadores de qualidade.

Políticas e Legislação pertinente ao Sistema de Saúde: direitos do consumidor, ANVISA, ANS, Lei 8080, Lei 8142, Normas Operacionais Básicas (NOB), Normas Operacionais de Assistência a Saúde (NOAS), Constituição Federal de 1988, políticas de saúde.

Humanização em saúde: princípios da humanização no sistema de saúde, Programa Humaniza SUS, Política Nacional de Humanização.

Saúde e Meio Ambiente: Biossegurança, Normas regulamentadoras, noções de epidemiologia.

Sugestão de link para pesquisar conteúdos: regional.bvsalud.org/php/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.