O vídeo a seguir, dirigido por Roberto Stefanelli e ganhador do prêmio Vladimir Herzog (2004), é um documentário com a biografia do maior sociólogo brasileiro, um batalhador pelos direitos humanos e pelo direito à educação em nosso país. Florestan Fernandes foi o responsável pela garantia desses direitos em sua atuação como constituinte quando da elaboração de nossa atual Constituição.
O documentário se compõe sobretudo de relatos de Antonio Cândido e de Florestan Fernandes Júnior, afora o testemunho de outras personalidades brasileiras.
Além de ser exibido no YouTube, esse vídeo (de 46,20 min) pode ser baixado a partir da TV Câmara, que apresenta uma resenha do documentário, enfatizando as seguintes palavras de Florestan Fernandes:
descobri que o "grande homem" não é o que se impõe aos outros de cima para baixo, ou através da história; é o homem que estende a mão aos semelhantes e engole a própria amargura para compartilhar a sua condição humana com os outros, dando-se a si próprio, como fariam os meus tupinambá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.