quarta-feira, 2 de junho de 2010

O teatro na obra de Machado de Assis


Pesquisa indica que os romances e contos de Machado de Assis são fortemente marcados pela influência do teatro. Em matéria divulgada na Revista Pesquisa Fapesp, Joselia Aguiar informa que o historiador e crítico de teatro João Roberto Faria (USP) é um dos principais defensores dessa tese em sua pesquisa Machado de Assis e o teatro.

Aguilar destaca, de acordo com Faria, que a “forma teatral pode ser reconhecida na obra de Machado de Assis pela excelência dos diálogos que são colocados no interior de contos e romances”. Aguilar também enfatiza que Faria considera Barreto Filho o primeiro a observar a importância do conhecimento teatral na narrativa machadiana, tendo observado que o teatro ensinou Machado a simplificar o cenário e a concentrar o interesse no “jogo dos caracteres e na análise das paixões”, além do “modo de armar as cenas” com o timing perfeito para o momento de introduzir personagens e diálogos.

Aguilar acrescenta que John Gledson, crítico literário inglês e professor da Universidade de Liverpool apresenta novos ângulos sobre o escritor em seu Por um novo Machado de Assis, qualificando como “fascinante” a investigação sobre a influência do teatro na obra machadiana.

Leia esse artigo em

www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=4123&bd=1&pg=1&lg=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.