quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Queimada de canavial no MS atingiu acampamentos de indígenas

Foto: Osvaldo Duarte

Valdelice Veron, em seu Facebook, informa que, hoje, uma queimada de canavial atingiu acampamentos indígenas na Terra Indígena Apyka'i, no Mato Grosso do Sul. Ela relata que a liderança Damiana disse-lhe, através do celular, às 17h, que tudo foi queimado, inclusive as roupas dos indígenas. 
Fonte: https://www.facebook.com/valdelice.veron/posts/552817798120128

Encontramos, na imprensa local, relatos de que ocorreu um incêndio, com chamas incontroláveis, desde às 5h na região da Perimetral Norte, no MS. O incêndio teria iniciado devido à queimada em um canavial de uma usina, entre as rodovias BR-463 e MS-379. Por conta da fumaça, que dificultava a visibilidade, as vias que dão acesso às cidades de Laguna Carapã e Ponta Porã estavam bloqueadas. A notícia relata, ainda, que um homem identificado como Josias, conhecido como Pernambuco, morreu queimado. 

Pessoas que desejarem se solidarizar com os indígenas podem fazê-lo contatando Valdelice Veron: https://www.facebook.com/valdelice.veron 
Atualização (26/8/2013) - Vídeo mostra imagens do incêndio, que começou no canavial da usina São Fernando, em Dourados (MS) e testemunho das vítimas indígenas:



Fontes: http://www.douradosnews.com.br/dourados/durante-incendio-uma-pessoa-morre-queimada-na-br-463
http://www.msreporter.com.br/incendio-em-canavial-interdita-br-463-e-uma-pessoa-morre-queimada/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.