No vídeo abaixo, temos o depoimento de Antônia Melo, do movimento Xingu Vivo, contrário à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Caso a construção dessa megausina seja efetivada, afetará a vida da população ribeirinha do rio Xingu e de indígenas de várias etnias.
Antônia ressalta o descontentamento dos movimentos sociais diante da determinação do governo brasileiro em não ouvir as pessoas que já estão sendo atingidas, devido ao início das obras em Altamira, o que motivou a afluência de milhares de pessoas à região, trazendo caos à cidade, sem que medidas prévias tenham sido tomadas para evitar tal situação.
Em face de denúncias dos movimentos sociais e dos indígenas, a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos CIDH/OEA, convocou uma reunião entre representantes dos afetados e o governo brasileiro, nesta quarta-feira, 26 de outubro. No entanto, o Governo negou-se a participar, decisão que contraria acordos entre o Estado brasileiro e o órgão internacional.
Para entender a questão de como Belo Monte poderá afetar pessoas e meio ambiente, veja o vídeo a seguir:
Texto com a notícia e reprodução da Nota de Repúdio de diversos movimentos socias:
24 OUTUBRO 2011 (BR) Belo Monte: Governo brasileiro não leva representantes à CIDH/OEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.