sábado, 13 de agosto de 2011

Tratamento caseiro para intestino preso em adultos e crianças


Como tratar o intestino preso (intestino ressecado, intestino trancado, prisão de ventre, constipação intestinal) em adultos, crianças ou bebês. 

Indicamos uma receita que foi testada e aprovada por nós e por muitas pessoas que sofriam com intestino preso. Trata-se, além disso, de alimento barato e saudável, com propriedades anticancerígenas e vitamina E:

Ingerir, diariamente, uma hora antes do almoço, duas colheres de chá de farelo de trigo e uma colher de chá de sementes de linhaça (inteiras), misturadas com um pouco de água ou suco de frutas.

O efeito pode demorar de 5 a 7 dias, principalmente em função do estilo de vida e da alimentação que a pessoa faz no dia a dia. Em casos difíceis, deve-se aumentar a receita para uma colher de sopa.

É muito importante também seguir as indicações a seguir:

- Beba bastante água, no mínimo, 2 litros por dia (evite refrigerantes e sucos artificiais).
- Coma alimentos fibrosos (em grãos e vegetais) diariamente, por exemplo, as massas feitas com grãos integrais, verduras como couve, brócolis, agrião.
- Coma legumes e raízes diariamente, de preferência crus.
- Coma frutas todo dia (evite as frutas que prendem o intestino, como goiaba, jabuticaba, banana maçã).
- Consuma azeite de oliva, castanha-do-pará (ou amendoim ou outras), iogurte natural.
- Pratique exercícios físicos ou faça caminhadas regularmente.
- Evite o consumo de carne vermelha (que é ácida e provoca a formação de gases).

Tratamento de emergência

Como medida de emergência, quando se está há vários dias sem defecar, com dores e gases, pode-se usar supositório de glicerina, para eliminar as fezes do reto. Nesse caso, após introduzir o supositório no ânus, deve-se aguentar pelo menos uns 5 minutos, para que o supositório derreta e amoleça as fezes (existem supositórios para crianças). Às vezes se consegue evacuar um pouco cutucando o ânus com um talo de salsinha.

Prisão de ventre de bebês e de crianças

Para bebês, pode-se dar água de ameixa seca cozida (uma colher de chá), mel e evitar frutas que prendem o intestino.

Nunca use óleo mineral, pois ele destrói a flora intestinal. Veja, neste link, o perigo que o óleo mineral pode representar, provocando pneumonia e até morte.

Para orientações completas sobre prisão de ventre infantil, inclusive homeopatia, recomendamos consultar este link que se refere a site de médicos.

Veja também este site de psicólogos sobre retenção de fezes pela criança por razões emocionais.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu tomo sivastatina para o colesterol ,este medicamento prende o intestino,o que fazer ,pois o intestino podera inflamar.

    ResponderExcluir
  2. Siga as dicas dadas aqui: use semente de linhaça, como bastante fibra (alimentos com grãos integrais, legumes e verduras fibrosas), faça exercícios físicos (caminhadas ou outros).

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas foram ótimas e dão certo sim

    ResponderExcluir
  4. Estou gravida e nao consigo evacuar, chega ate a sangrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangramento é provavelmente devido à ruptura de algum vaso. Veja, neste link, sobre hemorroida na gravidez: http://bebe.abril.com.br/materia/hemorroida-na-gravidez

      Excluir
  5. meu pai tem parkinson e esta ha 21 dias sem fazer coco e nao sente nenhuma vontade, o que fazer?

    ResponderExcluir
  6. nao sei o que dar pra ele ingerir e fazer coco ja tentei enes metodos

    ResponderExcluir
  7. Irene, penso que você deveria usar supositório de glicerina. Se não der certo, será necessário fazer uma lavagem intestinal http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavagem_intestinal

    ResponderExcluir
  8. E segunda vez que acontece comigo e eu não consigo fazer coco por causa de pequenos caroços de goiabas e toda vez que eu quero evacuar dói e não dá pra evacuar

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.