Hoje ocorreu o mais destrutivo terremoto da história do Japão. De acordo com dados preliminares, atingiu 9.0 graus na escala Richter aberta. O epicentro estava localizado a uma profundidade de 10 km do Oceano Pacífico, ao largo da costa da província de Miyagi, no nordeste da principal ilha do país, Honshu.
Em Miyagi foram confirmada 18 mortes, dezenas de feridos e de desaparecidos. Os bombeiros falam de centenas de pessoas sob os escombros. (Atualização de 18 de março: a BBC Brasil hoje anunciou mais de 5 mil mortos e outros milhares de desaparecidos.)
Nos municípios de Iwate e Miyagi, ao norte de Tóquio, há inúmeras fraturas, a água inundou o primeiro andar de muitos edifícios. Foram registrados 48 grandes incêndios.
De acordo com o Ministério da Indústria, níveis anormais de radiação foram registrados devido ao incêndio de usinas. Outras usinas nucleares japonesas estão funcionando normalmente.
Em Tóquio e seus arredores, foi completamente parada a circulação de trens, imediatamente após o terremoto na cidade, quando também foram interrompidas, por um tempo, as comunicações móveis.
O aeroporto internacional de Narita está com serviços temporariamente suspensos. Todos os passageiros foram evacuadas com urgência para fora dos terminais.
Fonte: TÓQUIO / SUL Sakhalinsk PEQUIM /, 11 de março. Itar-Tass
Atualização de 12/3/2011 - explosão de usina nuclear em Fukushima:
Atualização de 13 de março 2011: Acompanhem notícias através dessas agências:
PERIGO (atualização de 25 de março de 2011):
Usina de Fukushima pode apresentar vazamento de radioatividade de grandes proporções
Usina de Fukushima pode apresentar vazamento de radioatividade de grandes proporções
NOVO TERREMOTO (atualização de 8 de abril de 2011): veja a reportagem da BBC Brasil sobre o terremoto de 7 de abril, que deixou dois mortos e 132 feridos no Japão:
TRAGÉDIA (atualização de 25 de junho de 2011):
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.