quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tratamento eficaz de osteoporose e fraturas ósseas - pesquisa

Cientistas do Centro de Estudos do Genoma Humano, do Instituto de Biologia da USP, testam fontes de células-tronco retiradas do próprio organismo e capazes de acelerar a reconstrução de ossos. O objetivo dos pesquisadores, liderados por Maria Rita-Passos Bueno e Mayana Zatz, é melhorar o tratamento de doenças de difícil regeneração, como a osteosporose, que causa a perda da massa óssea e, com isso, aumenta a fragilidade dos ossos e o risco de fraturas.

Mayana Zatz informa, ainda, que “o intuito da pesquisa é utilizar células tronco para acelerar a reconstrução de ossos que sofreram alguma fratura ou má-formação, como ocorre com bebês que nascem com alterações craniofaciais”.

Estudo intitulado Perspectiva de um futuro tratamento para osteoporose e outras doenças ósseas com base em células tronco, desenvolvido por Tatiana Jazedje da Costa Silva e Daniela Franco Bueno, do CEGH-USP, recebeu o Prêmio Saúde, da Editora Abril, na categoria Saúde da Mulher, em 2010.

Fonte: Agência USP de Notícias, 23 fev. 2011, texto adaptado de Marcelo Pellegrini, Uso de células-tronco pretende acelerar regeneração óssea
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Em recente conferência no Biomedical Research Centre, Granada,colegas cientistas apresentaram um novo biomaterial que facilita a geração de tecido ósseo, em outras palavras ossos artificiais, a partir de células tronco do cordão umbilical .Embora o método ainda não tenha sido aplicado a modelos "in vivo", os resultados laboratoriais são altamente promissores. Acho q vale a pena um link entre o Centro de Estudos do Genoma Humanoda USP e os colegas Espanhóis para o desenvolvimento conjunto nesta linha de pesquisa. Abço Abraão Rosah

    ResponderExcluir
  2. Fantastico, olha isso . Faz materia sobre.

    ResponderExcluir
  3. Sim, deveriam dar mais importancia ao inves de estarem passando materias massantes e sem relevancia nos jornais.. Mas enfim.

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.