domingo, 22 de agosto de 2010

Terapia Ocupacional – matéria da prova do Enade 2010


O componente específico da área de Terapia Ocupacional, para a prova do Enade deste ano, conforme o art. 7º da Portaria Inep 231, de 13 de julho de 2010, baseia-se nos itens abaixo. Serão 30 (trinta) questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O que cai na prova:
a) prática profissional e realidade brasileira;
b) perfil de morbi-mortalidade nacional e regional;
c) perfil de produção e ocupação da população brasileira;
d) relações societárias, de trabalho e comunicação no mundo contemporâneo;
e) políticas sociais e legislação das áreas da saúde, educação, trabalho e assistência social;
f) noções de gestão e planejamento de serviços;

g) processo saúde-doença e suas múltiplas determinações: aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e históricos;
h) processos de inclusão-exclusão social, estigmatização e efetivação da cidadania;
i) fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional;
j) estudo da forma, função e significado da atividade humana em diferentes ciclos de vida e em seus contextos sócio-culturais e históricos;
k) técnicas e análise de atividades de auto-cuidado, cotidianas, trabalho, lazer, artesanais, artísticas, corporais, lúdicas, culturais e sociais;
l) utilização da atividade como recurso terapêutico;
m) referenciais teórico-metodológicos e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional;
n) métodos de avaliação, planejamento e implementação da intervenção, análise dos resultados e formas de registro em Terapia Ocupacional;
o) modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais: atendimento individual, grupal e coletivo na instituição, no domicílio, e na comunidade;
p) multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade;
q) acessibilidade e tecnologia assistiva: indicação, confecção, e treinamento de dispositivos, adaptações, órteses, próteses e software;
r) terapias pelo movimento: neuro-evolutivas, neuro-fisiológicas e biomecânicas, psicocorporais, cinesioterápicas;
s) princípios éticos e bioéticos;
t) métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
u) bases da relação indivíduo-cultura-sociedade;
v) desenvolvimento humano nos diferentes ciclos de vida;
w) aspectos físicos, motores, sensoriais, percepto-cognitivos e psíquicos do ser humano;
x) cinesiologia;
y) estrutura anátomo-fisiológica e processos patológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.