terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cultura em linguagem digital

Festival internacional, com entrada franca, apresenta arte interativa, filmes e games, até dia 29 de agosto, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SP), situado na Av. Paulista, 1313 (metrô Trianon-Masp).
Trata-se da 11ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), com programação de segunda das 11h às 20h, terça a sábado das 10h às 20h, e aos domingos das 10h às 19h.
O vídeo a seguir apresenta o FILE 2010:
Os organizadores do FILE destacam as seguintes instalações interativas:
Jump!, de Yacine Sebti (Bélgica e Marrocos) - uma instalação de vídeo interativa que convida o visitante a estabelecer um diálogo com
sua própria imagem através de uma ação comum que serve de gatilho para alimentar o processo. Depois de entrar numa sala escura, o visitante verá a si mesmo como uma camada sobre uma multidão de pessoas que saltam sem parar ao mesmo tempo. Para realmente participar, ele terá de obedecer às "regras do jogo", sendo a primeira e mais importante: "Você tem de saltar para ser registrado".
feelMe, de Ricardo Barreto e Maria Hsu (Brasil) - obra que pela primeira vez transmite à distância a sensação tátil. Isso ocorre ao promover a interação entre duas pessoas, mediada pela máquina. Constitui-se de duas superfícies ou "camas": a primeira (unidade de transmissão tátil), na qual um dos participantes, deitado, imprime marcas a sua superfície ao pressioná-la com o peso e movimento das diversas partes de seu corpo; estas impressões serão capturadas e transmitidas ao outro participante, que se deita na segunda "cama" (unidade de recepção tátil) e que as recebe simultaneamente nas mesmas posições e em intensidades proporcionais, só que em negativo, isto é, onde a superfície na primeira se afunda, eleva-se na segunda, promovendo um toque.
Virtual Ground, de Andrew Hieronymi (EUA) - uma instalação lúdica e física para diversos jogadores, que usa visão computadorizada e plena interação corporal, com base na analogia do fluxo elétrico. Conectados por linhas, os jogadores devem tentar controlar uma partícula que ricocheteia, a fim de iluminar uma superfície sobre uma grade projetada no chão.
O FILE games traz jogos de diversas plataformas e modalidades (em PC, em celular, em 3D), jogos brasileiros vencedores do BRGames, com destaque para estes:
Feist, de Florian Faller e Adrian Stutz (Suíça) - plataforma de jogo que oferece um mundo de jogo no estilo de uma novela gráfica ao vivo. "Feist" dá ênfase à exploração, um rumo de ação imprevisível e narrativa que deriva de pequenas ações e reações. O jogador guia uma criatura frágil, mas misteriosa, por uma floresta com muitas criaturas desconhecidas que vivem em suas partes mais sombrias.
PixelJunk Eden, de Q-Games (Japão) - neste game, os jogadores, como "Grimps", tomam a forma de plantas abstratas para se mover pelo jardim, atacando os canteiros de pólen para juntar partículas de pólen que podem transformar as sementes adormecidas em sementes ativadas. As novas sementes podem ser usadas para criar novas plantas e assim ganhar mais mobilidade pelo jardim.
Spider: The Secret of Bryce Manor, de Tiger Style Games (EUA) - o jogador é uma aranha que descobre uma mansão abandonada e passa a procurar pistas sobre a família que morava lá, o que teria acontecido e por que eles foram embora. Enquanto se aventura de quarto em quarto, a aranha caça sua próxima refeição.
Chameleon Puzzle Runners, de Philip Mangione (Brasil) - dois camaleões correm sempre lado a lado, e o jogador os ajuda a encontrar alimento para seus filhotes em fases que misturam corrida e raciocínio. Os alimentos estão dentro de cristais coloridos. O jogador deve coletá-los fazendo o macho quebrar esses cristais. Para manipular e agrupar os cristais, utiliza a fêmea.
E o FILE Maquinema (2ª edição) apresenta filmes construídos em realidades virtuais como a de games. De acordo com os organizadores, “maquinema”, misto de máquina e cinema, “é a produção cinematográfica, amadora e profissional, que se faz hoje no mundo virtual; pode ser pequena como um videoclipe ou tão grande como um longa-metragem”. Destacam o seguintes filme:
War of Internet Addiction, de Corndog & Oil Tiger Machinima Team (China) - o objetivo do criador desse jogo é refletir os verdadeiros sentimentos dos jogadores chineses: vários deles não podem jogar a mesma versão que outros jogadores que vivem fora da China. Também satiriza as empresas e alguns burocratas que preferem os lucros à ética profissional.
Os jogadores chineses não têm acesso à versão “Wrath of the Lich King” atualizada, continuado a jogar última versão “The Burning Crusade”, que está online há um ano em outros países. O principal motivo para esse descompasso é a luta das empresas e do governo por grandes lucros sobre o jogo, ignorando o direito dos jogadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.