sábado, 11 de julho de 2009

Inscrições - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

De acordo com divulgação feita no Portal do MEC, abriram-se as inscrições às 52.894 vagas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, oferecidas para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais.

Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

Os cursos de formação inicial serão oferecidos por instituições públicas de ensino superior, em 18 dos 21 estados que já aderiram ao plano. Três estados – Distrito Federal, Acre e Rondônia – manifestaram interesse em ingressar apenas no programa de formação continuada.

O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.

Professores – Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire, onde também escolhe o curso que deseja e faz sua inscrição:

http://freire.mec.gov.br/index/principal

Para ler essa notícia na íntegra, acesse o Portal do Mec:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=/index.php?option=com_content&view=article&id=13902:plano-oferece-52-mil-vagas-para-docentes-em-exercicio&catid=215&Itemid=86

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.