sexta-feira, 12 de junho de 2009

Normas da ABNT 2010 e nova ABNT de 2011 para Trabalhos Acadêmicos (download)


Tudo sobre as normas da ABNT para textos acadêmicos: monografia, resenha, artigo científico, relatório, dissertação de mestrado, tese, em pdf e ppt.

Neste link da Universidade Federal de Urbelândia (UFU), encontra-se  o resumo (em slides), com exemplos e ilustrações, dos formatos e tamanhos de letras, espaçamentos, tamanho da página, capa, sumário, partes da monografia, etc., conforme a norma em vigor a partir de 17 de abril de 2011, a NBR 14724/2011, para textos acadêmicos, científicos ou técnicos: como monografias de TCC, dissertações e teses:


Para todas as normas da ABNT, explicadas de modo simples e prático, recomendamos este manual da Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - não apresenta as pequenas alterações da NBR 14724 de abril de 2011,  mas traz as regras da ABNT, de modo simples, com ilustrações e modelos, inclusive de projeto de pesquisa e de artigo científico para TCC ou TGI:



A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza um manual completo (102 páginas), com ilustrações e exemplos, contendo todas as regras da ABNT em vigor para trabalhos acadêmicos. 

Apenas para referências e citações

A norma ABNT em vigor para referências é a 6023/2002. No link da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), encontra-se um resumo prático dessa norma, com exemplos para os diferentes tipos de documentos.

Também há um recurso bastante prático para referências e citações: o MORE, Mecanismo Online para Referências, disponível no link da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao usar essa ferramenta, basta informar os dados solicitados, conforme o tipo de documento selecionado. O MORE fornece a referência ou citação, de acordo com a ABNT, bastando, então, copiá-la e colá-la no arquivo desejado.


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Excelentes informações para interessados (e desesperados) por normatização e boa apresentação de trabalhos acadêmicos.

    Parabéns,

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o site, tirei muitas dúvidas a respeito de referências e citações.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.