Estudo científico, publicado na Scielo Brasil, descreve duas novas espécies de peixes ornamentais encontradas na bacia do rio Xingu. Segundo os pesquisadores, trata-se de peixes de muita procura no comércio aquariofilista internacional. Os peixes foram localizados na área da Volta Grande do Xingu, logo acima do local onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a chamada fall line, e a partir do Rio Iriri, maior afluente do rio Xingu.
A propósito, o blog Nature Planet esclarece que Altamira, o maior centro urbano próximo ao habitat dos peixes em questão, "é conhecida internacionalmente no comércio de peixes ornamentais, pelo seus Acaris ou Cascudos. São várias espécies de diferentes cores que atraem aquaristas do mundo todo, sendo comum vários clubes que visam criar e manter as espécies no hobby". E explica que, devido à construção da hidrelétrica, os peixes que dependem das corredeiras da fall line poderão deixar de existir.
Veja também o pdf do Sumário Executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Endêmicas e Ameaçadas de Extinção da Fauna da Região do Baixo e Médio Xingu, neste link.
Fotos das novas espécies de peixes encontradas
Mapa da localização dos peixes