terça-feira, 26 de outubro de 2010

José de Abreu conta o que é tortura - Livros e vídeos sobre o tema

Verdadeira aula de história sobre a ditadura brasileira, nas palavras de um ator que viveu na pele os anos de chumbo no Brasil. José de Abreu conta-nos que não era raro policiais ejacularem ao presenciar pessoas sendo torturadas.


Mais ainda, Zé Bigorna prenuncia que a reportagem da Folha sobre a vida de Dilma Roussef, na próxima edição (de 27/10/2010), vai repetir incongruências como as publicadas pela Época de 16 de agosto, em referência ao fato de que Dilma teria entregado os companheiros após 22 dias de tortura. José de Abreu fala da total impossibilidade de alguém resistir a esse tempo recorde de tortura e que a essa altura não se encontraria mais ninguém delatado, pois os que lutavam contra a ditadura eram obrigados a se mudar o tempo todo para não serem apanhados.


Saiba mais sobre o assunto, baixando o livro, em pdf, Batismo de Sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella, de Frei Betto, baseado em fatos reais, ocorridos durante a ditadura militar, e ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro de memórias de 1982:


Baixe também o livro que contém a Convenção da ONU contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, Tortura no Brasil : implementação das recomendações do relator da ONU. Rio de Janeiro : CEJIL, 2004. Clique na capa do livro:


Assista a vídeos e baixe filmes sobre o assunto através destes links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas impressões ou dúvidas relacionadas ao tema.